segunda-feira, 9 de julho de 2012

Projeto prevê atenção integral à saúde de pessoas portadoras de diabetes


O vereador Zezinho Botafogo (PSB) aprovou projeto de lei que define diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde das pessoas portadoras de diabetes, que será executada pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a propositura, as ações programáticas referentes ao diabetes, em todas as suas formas, bem como os demais fatores de risco ou problemas de saúde a ele relacionados, serão definidos em Norma Técnica a ser elaborada por um grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, garantidas a participação de usuários, representantes da sociedade civil e profissionais cuja atuação seja voltada à essa área.
Estudos populacionais recentes estimam que Na Paraíba, quase 200 mil pessoas têm diabetes. O acesso ao medicamento gratuito, através do programa “Saúde não tem preço” do governo federal, no entanto, atinge pouco menos de 45 mil paraibanos, ou seja, menos de um quarto dos diabéticos paraibanos. Apesar de ainda não atingir todo o público-alvo, o número de beneficiados pelo programa cresceu oito vezes nos últimos dez meses, no Estado. Nacionalmente, esse aumento foi de três vezes, entre janeiro e outubro de 2011.
Segundo o Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Saúde, cerca de 5,3% da população da Paraíba é diabética. Como o Estado tem 3.766.528 habitantes, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é que a Paraíba tenha 199.626 doentes. Em João Pessoa, seriam 38.346 diabéticos.
De acordo com a coordenadoria da área de Diabetes e Hipertensão da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, na capital, 18.880 pessoas estão cadastradas e são acompanhadas pela rede municipal de saúde pública no programa de prevenção à doença.

0 comentários:

Postar um comentário