quarta-feira, 28 de março de 2012

Vereador Zezinho Botafogo solicitou a PMJP agilidade na implantação do Sistema Municipal de Bibliotecas


O vereador Zezinho Botafogo (PSB) apresentou requerimento na manhã desta quarta-feira(28/03) onde solicita informações da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Educação, sobre o processo de criação do Sistema Municipal de Bibliotecas. O parlamentar tem demonstrado preocupação pela demora na implantação deste instrumento importante para a democratização da informação. “Temos recebido comissões representativas envolvidas com bibliotecas, em especial os profissionais bibliotecários que enfatizaram a necessidade não só da criação do sistema municipal de bibliotecas, mas também de uma política pública mais eficaz direcionada ao acesso, disponibilização e circulação de informação”, destacou o vereador Zezinho Botafogo.
Segundo documento de exposição de motivos e propostas para a criação do sistema municipal de bibliotecas, elaborado por um grupo de trabalho “bibliotecas” da própria Secretaria Municipal de Educação, a criação do sistema é uma alternativa para evitar atuação isolada, desordenada e diversa sem recursos bibliográficos, humanos e físicos adequados. Seguindo tal direcionamento, a proposta é a efetivação de uma rede articulada e informatizada de bibliotecas. A pretensão é que o acesso à informação esteja em funcionamento em iguais condições em todas as bibliotecas do Sistema. Para plena utilização dos serviços e acervo, o Sistema de Bibliotecas pretende oferecer ampla divulgação das aquisições, serviços em funcionamento e orientações para sua eficaz utilização.
O Sistema Municipal de Bibliotecas dimensiona a instituição “biblioteca” para atuar como instrumento de difusão da cultura e da informação em consonância com os desafios da globalização. Pretende se constituir como um importante suporte na formação integral e qualificada para a atuação profissional e para a pesquisa como fundamento para a produção do conhecimento.
Considerando que a inclusão constituirá a política macro do Sistema Municipal de Bibliotecas, cada unidade será projetada para atender à acessibilidade arquitetônica e disponibilização do acervo, contendo textos em braile e computadores adaptados com deficiência.

0 comentários:

Postar um comentário