A memória de Louis Braille passará a ser reverenciada todos os anos a partir da sanção da Lei nº 12.328, de 09 de fevereiro de 2012. A norma fixa a data 8 de abril como o Dia Municipal do Sistema Braille, método que propicia educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa cega.
A data escolhida é em homenagem ao dia de nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro. Cego desde o nascimento, ele estudou o método em Paris. De volta ao Brasil, passou a ensiná-lo e a difundi-lo, e recebendo o título honorífico de "Patrono da Educação dos Cegos no Brasil".
Reverenciar Braille é fundamental. A data comemorativa promoverá ações que fortaleçam o debate sobre os direitos da pessoa cega e a sua plena integração social, além de promover a sua inserção no mercado de trabalho, difundir orientações para a prevenção da cegueira e incentivar a produção de mais textos em Braille.
Sobre a história de Louis Braille
Ele ficou cego aos três anos ao imitar o pai no seu ofício de seleiro. Era a França do início do séc. XIX e a medicina não dispunha de conhecimento suficiente para tratar do caso. Da necessidade desse menino nasceria a oportunidade de dar mais qualidade de vida a todas as pessoas cegas.
0 comentários:
Postar um comentário