INFRAESTRUTURA NOS BAIRROS: ZEZINHO BOTAFOGO TEM REUNIÃO COM SECRETÁRIO DA INFRAESTRUTURA PARA DISCUTIR PROBLEMAS NAS COMUNIDADES DE CRUZ DAS ARMAS E FUNCIONÁRIOS I. LINK: CLIQUE AQUI!
O vereador Zezinho Botafogo (PSB) esteve reunido nesta semana com o Secretário Municipal de Infraestrutura do Município de João Pessoa, Marcelo Cavalcanti. A reunião contou com a participação dos moradores da Travessa São Luiz(Cruz das Armas) e Rua João Hardman de Barros(Funcionários I). Além dos moradores tiveram presentes representantes do Conselho do Orçamento Democrático da 8ª Região e o Presidente da Associação dos Feirantes Organizados de Cruz das Armas, Edmilson Soares de Lima.
Na pauta do encontro Zezinho Botafogo e os moradores foram reivindicar melhorias na infraestrutura como pavimentação, drenagem e outros serviços. Na ocasião o secretário encaminhou as demandas aos setores competentes para viabilizar a possibilidade no atendimento.
PROJETO DE PREVENÇÃO AO BULLYING. LINK: CLIQUE AQUI!
A Secretaria de Educação do Município de João Pessoa está desenvolvendo um projeto de prevenção ao Bullying, inclusive com uma formação continuada para os técnicos da rede municipal de ensino que acontece desde marco do corrente ano, onde são disponibilizadas para as escolas as cartilhas do ministério público estadual em parceria com a SEDEC e a do CNJ. O projeto é fundamentado na Lei Municipal 11.381/2008, de autoria do vereador Zezinho Botafogo (PSB) que institui o programa de combate ao bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas escolas públicas do município de João Pessoa. LINK: CLIQUE AQUI!
O vereador Zezinho Botafogo (PSB), vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, destacou suas ações no parlamento mirim em benefício à população idosa da capital, ressaltando a importância da participação efetiva dos órgãos competentes na elaboração e implementação de políticas pública voltadas para a melhoria da qualidade de vida do idoso. Entre as proposituras apresentadas naquela Casa Legislativa está a Lei nº 10.959/2007, que dispõe sobre notificação dos casos de maus tratos ou violência contra idoso. LINK: CLIQUE AQUI!
A norma estabelece que médicos e demais agentes de saúde do município, que em virtude de seu ofício percebam indícios da ocorrência de violência ou de maus tratos contras os idosos, deverão notificar a Secretaria de Desenvolvimento Social e ao Conselho Municipal do Idoso.
O parlamentar ainda tem preocupação com relação aos portadores do Mal de Alzheimer no município que não dispõe de uma política de atendimento eficaz, prejudicando a todos que tem a referida doença. Zezinho solicitou ao Prefeito Luciano Agra que implante uma rede atendimento específico para esta problemática que preocupa a sociedade. Por outro lado, o vereador requereu ao Governador Ricardo Coutinho a isenção da taxa de renovação de CNH para os maiores de 65 anos.
SOBRE O DIA NACIONAL DO IDOSO:
Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso aos planos de saúde são os principais.
Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres são ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Zezinho Botafogo
0 comentários:
Postar um comentário